4 de setembro de 2012

3

Explicação cientifica para mudança do cabelo de Reynaldo Gianecchini

Posted in


Depois que o ator Reynaldo Gianecchini, 39, apareceu com os cabelos crespos e cacheados por conta do tratamento de um linfoma, muitos se perguntam se a quimioterapia afeta a textura do cabelo e se esses efeitos são reversíveis.

O cabelo que nasce logo depois do tratamento costuma ser diferente do cabelo que a pessoa tinha antes. "Isso acontece porque os fios crescem em ciclos diferentes, primeiro mais grossos, depois mais finos, o que deixa o cabelo desigual", explica Artur Malzyner, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.

Recentemente, o "British Journal of Dermatology" publicou um estudo sobre as modificações estruturais do cabelo após a quimioterapia. O estudo concluiu que a mudança no aspecto dos fios acontece por conta da diminuição da espessura da fibra capilar e da alta variação na espessura dos fios no couro cabeludo do indivíduo.

Em geral, o que acontece durante a quimioterapia é uma queda acentuada de cabelo. O paciente fica praticamente careca porque as células responsáveis pelo crescimento de pelos têm uma taxa de proliferação muito alta, comparável à velocidade de divisão celular de alguns tumores malignos. Isso faz com que, na tentativa de evitar a proliferação de células cancerígenas, o tratamento destrua também as células do cabelo.

Cerca de três meses depois do tratamento começam a nascer fios diferentes do original. Em um ano, a maior parte dos pacientes já está com o cabelo completamente normal, explica Malzyner.

A mudança no fio ocorre porque a região que controla a espessura e a simetria da fibra capilar é justamente a matriz, área celular afetada pela quimioterapia. Assim, cabelos antes lisos e grossos podem se tornar cacheados e finos e vice-versa.

Pode haver ainda mudanças na cor. O ator Reynaldo Gianecchini, por exemplo, disse que teve de pintar os cabelos, que passaram a nascer grisalhos depois da quimioterapia. "Há registro de pessoas ruivas que se tornaram loiras e de pessoas muito jovens que ficaram grisalhas", conta a dermatologista Camila Hofbauer, do Grupo de Dermatologia Estética do Hospital das Clínicas da USP.

Não dá para prever se o cabelo voltará ao normal. Caso não volte, o jeito é recorrer a tratamentos estéticos se o paciente não se acostumar com o novo cabelo.

Já existem técnicas para controlar a queda durante a quimioterapia: "Dá para usar um dispositivo de resfriamento do couro cabeludo que causa a vasoconstrição local e reduz os efeitos do medicamento nos folículos", explica Hofbauer

Para Maria da Glória Gimenes, psico-oncologista e autora do livro "A Mulher e o Câncer" (Livro Pleno, R$ 31, 325 págs), o cabelo costuma ser o ponto fraco do paciente com câncer. "Quem vê de fora pensa que é excesso de vaidade, mas as mudanças no cabelo denunciam a doença. São elas que impedem que o paciente tenha sua privacidade, conte sobre o problema apenas para quem ele quiser", diz.

Fonte: Agência de notícias

3 comentários:

  1. Mas devo dizer que Reynaldo Gianecchini se encaixam muito bem os cachos. Há rostos que se encaixam bem os cachos, os rostos de outros que cabelos lisos ficam bem. Tudo depende de cada um. Eu tenho que manter cachos sem frizz, uso um shampoo Lanza para cabelos cacheados. Você tem que cuidar bem dos cachos.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Gosto do Geanequine de qualquer jeito. Ele é lindo de todo jeito.
    A primeira beleza dele é a interior.
    E a exterior completa tudo o que transcende dele.
    Abraços para o Giane.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido,o q importa é a essência o seu eu para consigo mesmo.Não me importo com seus cabelos,mas olhando nos teus olhos sinto q vc ainda tá meio sentido,mas não fique assim . Na vida passamos por experiências q nem nós mesmos sabemos explicar como passamos e cada um tem sua história,umas ruins e outras piores ,mas a certeza q tenho é q vc amadureceu mto ,as marcas ficaram mas deixe a dor passar sei q não é fácil mas olhando pra trás sabe q foi difícil mas q chegou aqui e. não foi a toa.Vc é um vencedor sempre conquistando seu espaço dia a dia,mostrando seu trabalho mto bem, um homem lindo e com mto talento e mta garra.Manda ver Giane q sua torcida de fãs amigos é enorme e vc nem imagina o qto.Eu e meus filhos adoramos vc.Fique com DEUS,um abraço forte.

    ResponderExcluir

Seu comentário é o incentivo para publicação de novos posts ... comentem !!!